dirigir-com-seguranca

5 dicas para dirigir carro automático com segurança

O carro automático ainda é visto com desconfiança por muitos brasileiros, embora nos últimos anos tenha se tornado cada vez mais popular. Segundo uma reportagem do Carplace, a busca pelo câmbio automático vem crescendo, em média, 30% a cada ano no Brasil.

Como a maioria dos modelos ainda é equipada com câmbio manual, muitas pessoas não sabem como dirigir carros com câmbio automático. Assim, dedicamos o nosso post de hoje a essas pessoas, e mostraremos dicas para dirigir um carro automático com mais segurança. Acompanhe!

Entenda as posições do câmbio

Por conveniência, os carros no mundo todo utilizam a mesma codificação para definir as posições do câmbio. Todos os códigos vêm da língua inglesa, conforme mostraremos abaixo:

  • D (drive, dirigir): usado para colocar o carro em movimento à frente. Nessa posição, o sistema administrará as marchas, que tradicionalmente são 4, mas que nos sistemas mais novos podem ser mais.
  • N (neutral, ponto morto): desliga o sistema de tração do carro, como se a embreagem estivesse acionada. Nessa posição as rodas ficarão livres.
  • R (reverse, marcha à ré): aqui, a marcha vai funcionar como nos câmbios manuais.
  • P (parking, estacionamento): aqui as rodas ficarão travadas. Essa posição é utilizada quando o condutor vai deixar o veículo.

Alguns carros vêm ainda com as posições 1 (ou “L”) e 2, que limitam a ação do câmbio até a marcha de referência.

Esqueça o seu pé esquerdo

Acostumados a pisar no pedal de embreagem dos carros manuais, muitos motoristas sofrem nos automáticos por pisarem acidentalmente no pedal de freio, que costuma ser maior nos automáticos.

Condutores desavisados podem mesmo pensar que, com dois pedais, o certo é usar os dois pés, mas acontece que o pé esquerdo está acostumado a exercer um tipo de pressão diferente no pedal de embreagem, o que pode fazer com que o ato de frear não saia como planejado ao tentar usá-lo nos freios.

Utilize a posição correta para ligar

Muitos carros automáticos, principalmente os mais antigos, exigem que se pise nos freios para acionar a ignição. Embora nem todos exijam esse procedimento, será sempre preciso que o câmbio esteja na posição “N“ ou “P”.

Também será preciso pisar no freio antes de mudar a posição do câmbio para “D” ou “R”.

Atenção ao engatar a ré

Ao engatar a marcha à ré, é preciso que o carro automático esteja completamente imobilizado, sob o risco de acontecerem avarias mais graves. A maioria dos sistemas conta ainda com um botão-trava, que não permitirá que se mude das posições “D” e “N” para “R” ou “P”, justamente para evitar que o motorista faça isso acidentalmente.

Em descidas longas, utilize as marchas reduzidas

A maioria dos sistemas de câmbio automático tende a soltar o carro para diminuir o RPM do motor. Assim, em declives, o carro automático vai tomar velocidade, tornando necessário acionar os freios, que podem ficar superaquecidos. Nesses casos, é interessante adotar as posições 2 ou até mesmo “L” para que o carro ande mais preso, exigindo menos interferência dos freios. Faça isso, preferencialmente, antes do declive, evitando forçar o sistema e superaquecer o óleo da caixa de marchas.

Se você pretende adquirir ou mesmo alugar um carro automático, deve ter em mente que, assim como todo sistema, o câmbio automático também precisa de cuidados na utilização. Você já teve experiências com esse tipo de veículo? Conte para a gente nos comentários!

Aluguel de carros Brasil

10 respostas
  1. Maria da Penha Oliveira says:

    Boa tarde!Bom eu pretendo comprar um carro automático em breve.Mas não tenho prática alguma.Nao tenho muita paciência para ficar passando marcha. Obrigada pela dica.

    Responder
    • Lucília Medeiros says:

      Sra. Maria,
      Boa tarde!

      Espero que nossas dicas tenham ajudado a aprender! Mas não se preocupe, com prática em breve a sra. estará fera!
      Boa sorte!

      Responder
    • Lucília Medeiros says:

      Sr. Francisco,
      Bom dia!

      Que bom que o sr. gostou das nossas dicas!
      O M aparece em alguns carros que tem a opção de marcha MANUAL. Você pode passar as marchas ao invés de utilizar o automático.

      Responder

Deixe uma resposta

Gostaria de deixar seu comentário?
Sinta-se à vontade para comentar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>