aluguel-de-carro-rapido

Alugar veículos é burocrático?

O número de pessoas que querem alugar veículos só vem crescendo. Praticidade e eficiência são princípios que regem a necessidade de locomoção, e que são encontrados ao alugar um carro durante viagens de passeio ou trabalho. Considerando o custo-benefício do serviço, é muito mais vantajoso alugar um veículo, que dá autonomia de tempo e localização, em função de um transporte público, por exemplo, que tem tabela de horários e trajetos já estipulados.

Se por um lado o mercado das empresas de locação de carros vem aumentando, por outro ainda há muitas pessoas que pensam que o processo é trabalhoso e preferem não ter incômodo durante a viagem. O que essas pessoas não sabem é que, diferentemente do que elas imaginam, não há burocracias durante a realização do aluguel e, em vez de um incômodo, ele pode trazer muito mais tranquilidade. Os pré-requisitos que envolvem o processo cumprem a função de resguardar a segurança tanto da empresa quanto do cliente.

Como às vezes o empasse para que alguém alugue um veículo é o medo do processo burocrático, separamos as partes mais importantes do processo de aluguel para mostrar o quão simples e prático é o sistema. Confira!

Documentos

Para alugar um carro, são necessários apenas documentos simples, que dificilmente vão impedir você de prosseguir com o procedimento. São eles:

  • CNH com validade e expedição feita no mínimo há dois anos;
  • RG e CPF (documentos originais);
  • Cartão de crédito com limite suficiente para caução e o valor da locação (caso queira pagar no cartão de crédito o valor da locação);
  • Se estrangeiro, será necessário o porte e apresentação do passaporte original. Para os países que não fazem parte do acordo de reciprocidade com o Brasil, deve-se apresentar Carteira de Habilitação e Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Caução

O valor exigido como caução é para a garantia exigida pela locadora, e funciona com um bloqueio de um valor determinado no cartão do cliente. Esse valor pode variar dependendo das diárias, por exemplo. O procedimento é feito na retirada do automóvel, e na devolução ele será estornado, se não houver nenhum dano no carro. Essa etapa é feita durante o pagamento.

Pré-requisitos para locação

Para poder alugar um veículo, além de ter a habilitação por no mínimo dois anos, você não pode ter restrições financeiras em seu CPF. Também é preciso que o motorista tenha no mínimo 21 anos de idade.

Caso haja mais de um condutor, verifique se a sua reserva permite e qual é o número máximo, tendo o cuidado de informar o nome completo de quem também for dirigir o carro além do locatário. Vale lembrar que os requisitos para todos os motoristas são os mesmos, menos o cartão de crédito. Se houver alguma multa, ela será atribuída ao condutor principal, e não será possível fazer a transferência de pontos.

E ai, viu como é simples e sem burocracia alugar veículo? Aproveite para saber como funciona todo o processo da locação e fique por dentro de cada uma das etapas!

Aluguel de carros Brasil